O TÊNIS PARA PRONAÇÃO É REALMENTE EFETIVO?

17/09/2013 11:25

Segundo pesquisadores da Universidade de Hong Kong, a pronação excessiva do pé é um fator de risco para as lesões na corrida. O tênis designado para indivíduos que tem uma pronação excessiva, conhecidos como tênis de controle de movimento ou para pronadores, tem a função de controlar a pronação excessiva do pé. Com a transferência natural de movimento entre a pronação do pé e a rotação da tíbia, este tipo de tênis, segundo outros autores, pode não exercer o controle da pronação do pé. Observando as controvérsias na literatura à respeito da efetividade dos tênis com a função de controle da pronação, os autores deste estudo revisaram a eficácia das funções deste tipo de tênis como reportado na literatura. Foram identificados 14 estudos controlados que pesquisaram este assunto. Resultados desta revisão revelaram que o tênis com  a característica de controle de movimento foi efetivo na redução da quantidade de pronação do pé em 2,05º. Parece pouco, mas neste movimento não se tem muita amplitude, portanto qualquer variação é importante. Da mesma forma,  a carga de  impacto durante a aterrissagem do pé no solo reduziu em 9%. Com isso, atenua-se a exposição a este importante fator de risco para algumas lesões. Os autores não identificaram evidencias sugerindo que este tipo de calçado controle variáveis cinemáticas dos segmentos proximais, como joelho e quadril, somente as variáveis cinéticas.

Portanto se vc deseja saber se está mais predisposto a lesões, precisa saber se vc tem controle sobre a sua pronação para que ela não seja excessiva, e depois, baseado no estudo citado, escolher um bom tênis com controle de movimento.

Cheung , Wong  e Ng (2011). Effects of motion control footwear on running: A systematic review, Journal of Sports Sciences, 29:12, 1311-1319.