COMO PREVENIR ALGUMAS LESÕES DE JOELHOS EM CORREDORES?

11/03/2014 12:37

Algumas lesões comuns em joelhos de corredores são decorrentes de uma mecânica alterada quando se observa a corrida olhando o corredor de frente (plano frontal), além de outros fatores como alterações bruscas em volume e intensidade de treino, e terreno em que corre.

 

Em uma revisão cientifica, realizada por 3 pesquisadores americanos, sugere-se que a sindrome patelofemoral (SPF) tem uma forte relação com a fraqueza dos músculos abdutores e rotadores externos do quadril. Esta afirmação é baseada em 4 outros estudos levantados pelos autores mostrando que a fraqueza nos músculos citados das pessoas acometidas pela SPF ocorre na ordem de 21 a 29% (abdutores do quadril) e de 9 a 17% nos rotadores externos da mesma articulação comparados a pessoas que não foram acometidas por esta lesão. Além disso, os autores destacam que esta influencia é muito maior sob fadiga, onde esta relação foi estatisticamente verificada.

Outro estudo, feito em 2012 pela East Carolina University,  acrescentou a um programa de fortalecimento de 4 semanas, instruções de correção, com possibilidade de visualização em espelho fornecendo assim feedback auditivo e visual de correção. Após este período, todos estes recursos (fortalecimento e feedback de correção) permitiram uma diminuição da rotação interna do quadril e da abdução do joelho entre 23 e 29%. Isso também reduziu a amplitude de movimento do joelho no sentido médio lateral, fornecendo assim maior estabilidade ao mesmo durante a corrida.

 

Enfim, trabalhos de fortalecimento para problemas no joelho normalmente tem o seu foco na musculatura anterior da coxa, conhecida como quadríceps. Não se pode deixar de considerar outros músculos como sendo importantes na prevenção de lesões de joelho em corredores. O  fortalecimento dos  músculos do quadril, principalmente os citados anteriormente, complementam esta atitude preventiva em relação às lesões no joelho, principalmente à SPF. Uma outra atitude preventiva é não esperar ser acometido pela lesão. Sugere-se que você faça uma avaliação de sua técnica de corrida para verificar se alguns movimentos indesejados na articulação do quadril e do joelho estão ocorrendo. 

 

Referências: 

Reiman et al (2009). HIP FUNCTION’S INFLUENCE ON KNEE DYSFUNCTION: A Proximal Link to a Distal Problem. Journal of Sport Rehabilitation, Volume 18, pages 33-46.

 

Wounters et al (2012). EFFECTS OF A MOVEMENT TRAINING PROGRAM ON HIP AND KNEE JOINT FRONTAL PLANE RUNNING MECHANICS. The International Journal of Sports Physical Therapy, Volume 7, Number 6, page 637.