USAR MAIS DE UM PAR DE TÊNIS PARA TREINAR A CORRIDA É IMPORTANTE PARA A PREVENÇÃO DE LESÕES?

06/02/2014 11:06

 

Temos  escutado ultimamente que abandonemos o uso de tênis já que a corrida descalça é muito melhor e natural e precisamos retomar  a sua prática da forma como corríamos. Os mais céticos afirmam que o tênis é um importante artefato na corrida para a proteção de lesões. Uma parte dos aficcionados em tênis ainda preconiza o revezamento de pelo menos dois pares para correr. Será que isso é realmente necessário?

 

Um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sport, em 2013, resolveu esta questão. Este estudo teve como objetivo determinar se os corredores que usavam concomitantemente diferentes pares de tênis estavam menos sujeitos a lesões relacionadas à corrida.  Este estudo seguiu os hábitos de 264 corredores recreacionais (homens e mulheres que participaram da Maratona de Luxemburgo e tinham uma idade média de 40 anos) durante 22 semanas. Levantou-se as características dos treinamentos, a participação em outras modalidades esportivas e as lesões que ocorreram previamente e durante o período do estudo.

 

Um terço de todos os participantes se lesionaram na corrida durante a realização do estudo. As estatísticas dos dados obtidos identificaram que o uso de mais de um par de tênis nos treinamentos foi um fator de proteção. A existência de lesões prévias demonstrou ser um fator de risco. Contrariamente, o aumento da média de distância de cada sessão e o aumento da quantidade de horas por semana de outras modalidades estavam associados com um menor risco de desenvolver lesões próprias da corrida.

 

Os corredores que utilizavam mais de um par de tênis tiveram um índice de lesões 39% menor que os que utilizavam um único tênis. Estes tinham como características utilizarem em média 3 tênis para a prática da corrida, correrem durante quase 11 meses, considerando os 12 meses que antecederam a pesquisa, contra 9 meses dos que utilizavam somente um tênis. Além disso, eram mais experientes em meias maratonas e tinham, em média, 1,7 horas de práticas em outras modalidades contra 1,2 horas comparados ao grupo de um único tênis.

 

Os autores do estudo concluem que usar somente um tênis para correr e praticar somente a corrida são estratégias que podem facilitar o surgimento de lesões pela não variação da carga a que o corpo é submetido. Esta falta de variação é tanto em relação ao calçado como à modalidade da corrida. Portanto, ter pelo menos dois tênis e fazer outra modalidade esportiva pode ser muito útil para a sua vida como corredor. Parecia tão óbvio, mas agora está comprovado!!!