SERÁ QUE ESTOU PREDISPOSTO A LESÃO NA CORRIDA?

08/09/2013 20:18

A popularidade da corrida ainda está em crescimento e, assim como o número de participantes, as lesões relacionadas à corrida também aumentam. 

Um estudo da universidade de Groningen, na Holanda, acompanhou 532 corredores iniciantes que se preparavam para uma corrida recreacional de 6,7 km. Após um período de 13 semanas de treinamento 21% dos corredores apresentaram alguma lesão que restringisse o treino por pelo menos 1 semana ou 3 treinos consecutivos.  Corredores e corredoras iniciantes apresentaram diferentes fatores de risco. Segundo o estudo, a possibilidade de lesão era maior em homens com Indice de Massa Corpórea (IMC) maior que 25. Os corredores que sofreram alguma lesão até 3 meses antes de iniciar o treinamento apresentaram 2,5 vezes mais chance de lesão e, os que não praticaram modalidades com sobrecarga axial, como natação e ciclismo, apresentaram 2,1 vezes mais risco de lesão. Para as mulheres, somente a queda do osso navicular em uma avaliação dinâmica da pisada foi um indicativo de lesão. 

Futuras pesquisas são necessárias para levantar fatores que possam predizer lesões em mulheres, mas em homens o IMC, o histórico de lesão prévia e de prática de modalidades sem sobrecarga axial  são bons preditores para lesão em corredores iniciantes. Portanto se vc está pensando em iniciar a corrida, e apresenta um ou mais destes fatores é importante que vc progrida mais gradativamente suas distâncias percorridas semanalmente. 

Buist, Bredeweg, Lemmink, van Mechelen and Diercks. Predictors of Running-Related Injuries in Novice Runners Enrolled in a Systematic Training Program :A Prospective Cohort Study. Am J Sports Med 2010 38: 273