MAIS UMA FORMA DE IDENTIFICAR A PRONAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM ALGUMAS LESÕES NA CORRIDA.

28/01/2014 20:16

 

A pronação é uma combinação de movimentos do pé que é muito importante para a corrida. Mas existem alguns problemas dependendo da forma como ela ocorra. A velocidade em que ocorre este movimento do pé durante a corrida ou sua amplitude excessiva tem sido, há tempos, marcadores biomecânicos na tentativa de entender o processo de algumas lesões como a tendinite do tendão calcâneo ou a Síndrome do Stress Tibial Medial. Outra variável, além das citadas anteriormente, foi levantada recentemente em um estudo realizado no Departamento de Fisiologia da escola Graduada da Universidade do Oregon (EUA) : é a duração que a pronaçao ocorre durante a fase de apoio do pé no solo. 

 

Os resultados deste estudo, divulgado em 2013, demonstram que o período em que o pé fica em pronação, assim como a eversão do osso calcâneo (calcanhar) quando este não está mais em contato com o solo, são bons indicadores de possíveis lesões na corrida. Comparado com indivíduos saudáveis, os corredores com as lesões supracitadas não apresentaram diferença na quantidade de pronação nem tão pouco na velocidade com que pronavam. Mas eles apresentaram uma duração maior da pronação.

 

 

Fig.1- Period of Pronation – percentual do período da fase de apoio em que o pé se mantém na situação de pronação. Eversion of Heel Off – ângulo de eversão do osso calcâneo após sua perda de contato com o solo. NPP – atletas que tinham uma menor duração da pronação. PP – atletas que tinham um maior tempo de pronação.

 

Portanto, o resultado deste estudo sugere que uma pronação prolongada pode ser um fator determinante para desenvolver algumas lesões em corredores. Além disso, ele também afirma que a eversão do calcanhar, quanto este não está mais em contato com o solo, pode ser uma ótima forma de identificar os pronadores prolongados. De qualquer forma, tentar identificar a olho nu é muito difícil. O ideal é que esta variável seja analisada durante uma avaliação mais detalhada de sua pisada. 

 

 

James Nicholas Macksoud Becker. Towards an Understanding of Prolonged Pronation: Implications for Medial Tibial Stress Syndrome and Achilles Tendinopathy. Thesis. Doctor of Philosophy degree in the Department of Human Physiology in Graduate School of the University of Oregon.