IMPACTO NO CALCANHAR E NA PONTA DO PÉ PODE AUMENTAR AS CHANCES DE DESENVOLVIMENTO DA SINDROME PATELOFEMORAL (Dor na região anterior do Joelho)

24/09/2013 10:13

Este estudo, realizado na Bélgica, objetivou determinar fatores de riscos intrínsecos para a Síndrome Patelofemoral (dor na região anterior do joelho) em uma população de corredores iniciantes. Cento e dois corredores recreacionais, sendo 89 mulheres, sem histórias de dor no joelho ou nas pernas foram submetidos a um método que determina a postura do pé, denominado como índice de postura do pé (FPI). Além disso, mediu-se a pressão dos pés no solo durante a corrida antes e depois de um período de 10 semanas, período este denominado como “Start to Run” (Inicie a Correr) para pessoas que nunca correram. Durante este período todas as lesões foram registradas pelos responsáveis pelo estudo.

As lesões mais comuns que surgiram neste período foram: dor da região anterior do joelho (17% dos corredores), dor na canela (11%), lesões no tendão do calcâneo (aquiles) (10%). Também ocorreram as lesões no tornozelo (9%), síndrome do trato iliotibial (4%), lesões nos adutores (3%), tendinite patelar (1%) e lesões meniscais (1%).

Dezessete corredores (sendo 16 mulheres) desenvolveram a Síndrome Patelofemoral apresentando um maior impacto (pico da força vertical) na região lateral do calcanhar e na região abaixo dos 2º. e 3º dedos (II e III metatarsos) que os demais corredores. Estes fatores, analisados estatisticamente, mostraram-se como preditores para o desenvolvimento da Síndrome patelofemural.  Neste estudo o posicionamento do pé, com uma excessiva pronação ou supinação na postura estática, não foi um fator preditor desta lesão nestes corredores iniciantes. Os achados deste estudo demonstraram que um excessivo impacto no toque do calcanhar e na fase propulsiva da corrida pode contribuir para um aumento do risco de desenvolver a Sindrome Patelofemoral.

Portanto, se sua forma de correr provocar um impacto muito evidente nas regiões do calcanhar, quando tocar o solo, e nas regiões do 2º. e 3º. dedos, na propulsão, podem contribuir para o desenvolvimento da Sindrome patelofemural. Perceba sua corrida!!! Se vc não está conseguindo identificar como corre, fale conosco! (www.clinicadacorrida.com.br)

 

Thijs, De Clercq, Roosen, Witvrouw. Gait-related intrinsic risk factors for patellofemoral pain in novice recreational runners. Br J Sports Med 2008;42:466–471.