ACEITE MAIS A SUA PERCEPÇÃO À RESPEITO DOS TÊNIS NÃO PRÉ JULGANDO-O PELA SUA MARCA. VOCÊ PODE SURPREENDER-SE.

15/10/2013 21:04

Um estudo da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha, suspeitava  que  a marca e sua imagem tem uma influência muito forte sobre os corredores no julgamento subjetivo da qualidade do calçado. Para verificar esta hipótese, vinte corredores experientes foram convidados para classificar as propriedades dos calçados durante corrida em duas situações com o mesmo calçado: com conhecimento parcial e sem saber a marca de cada tênis utilizado. 

 

Eles correram em esteira, em sua velocidade de costume, visualizando parcialmente o tênis (parte superior do calçado, sem ver a marca, denominado de teste aberto) e sem visualizar nenhuma parte do calçado (denominado teste fechado). Cinco modelos de marcas conhecidas (Adidas - AD, Asics - AS, Brooks - BR, New Balance - NB e Nike - NI) e uma marca de baixo custo (Deichmann - DE) foram escolhidos.  Durante a corrida, os sujeitos deram notas de 1 (muito bom ou baixo) a 15 (muito ruim ou alto) para qualidade do calçado, conforto, absorção de impacto e comportamento para a pronação.

 

Os resultados demonstraram uma grande diferença entre os modelos nas notas dadas pelos corredores. A figura mostra todos os modelos de marcas conhecidas recebendo as melhores notas (valores mais baixos) no teste aberto. O tênis desconhecido (DE) somente obteve uma melhor classificação na condição do teste “cego”. Exceto o modelo da Nike, todos os outros modelos apresentaram diferença estatisticamente significativa entre as duas condições. Para a condição de corrida com o tênis com a marca encoberta, o tênis de marca desconhecida obteve valores melhores que os tênis de Adidas e Asics. Similarmente, os resultados de percepção de atenuação de impacto foram sempre melhores nas marcas conhecidas e pior na desconhecida. 

 

 

Os autores concluem que o conhecimento das marcas influenciam no julgamento do calçado sobre sua eficiência. Portanto, ao escolher um calçado pela sua percepção seja menos tradicional ou cético e aceite mais a sua percepção. Ela pode mostrar muito sobre determinado calçado, principalmente se você já tiver uma boa experiência em corridas.

 

Ewald Hennig & Jörn Schulz (2011). Subjective evaluation of biomechanical shoe properties during blinded and non-blinded running. Footwear Science, 3:sup1, S75-S76.